Países

Global flag icon
Global
Albania flag icon
Albania
Brazil flag icon
Brazil
Chile flag icon
Chile
France flag icon
France
Germany flag icon
Germany
India flag icon
India
Ireland flag icon
Ireland
Netherlands flag icon
Netherlands
Norway flag icon
Norway
Peru flag icon
Peru
Spain flag icon
Spain
Sweden flag icon
Sweden
Turkey flag icon
Turkey
United Kingdom flag icon
United Kingdom
United States flag icon
United States

Segurança de Barragens

Para a Statkraft, prover energia pura vai além da geração com o uso de fontes renováveis; é um processo conduzido com comprometimento, ética, responsabilidade e sustentabilidade; valores que definem a cultura da empresa e estão no centro de tudo o que é feito: como segurança, respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente – simplesmente porque é o certo a fazer. A saúde e segurança das pessoas está sempre em 1º lugar. Por isso, a conservação e a manutenção de suas estruturas e barragens, com competência e inovação, são prioridades da empresa

Todas as barragens das hidrelétricas da Statkraft seguem os mais altos padrões de segurança e são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, com prioridade à vida e respeito às pessoas, de acordo com as exigências e instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal n° 12.334, de 20 de setembro de 2010) e sua regulamentação, via a Resolução Normativa n° 696, de 15 de dezembro de 2015 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – órgão fiscalizador de segurança de barragens do setor Elétrico.

Por isso, todas as usinas possuem o seu Plano de Segurança de Barragens (PSB), que é composto por Informações Gerais, Documentação Técnica, Planos & Procedimentos, Registros & Controles, Revisão Periódica de Segurança e o Plano de Ação de Emergência (PAE).

Faz parte das atividades periódicas de monitoramento das usinas da Statkraft as Inspeções de Segurança Regulares (ISR), realizadas uma vez ao ano, que são complementadas pelas Inspeções Rotineiras mensais, quando os instrumentos instalados nas barragens têm as suas leituras realizadas e registradas, permitindo assim a avaliação da situação da estrutura.

Uma barragem deve se encontrar em uma situação Normal, o que é confirmado via monitoramento, mas outras situações também podem ocorrer, como Atenção, Alerta ou Emergência, conforme as observações e ocorrências registradas por especialistas.

Fique por dentro: todas as barragens das usinas da Statkraft são seguras e não apresentam riscos.

Caso a barragem entre um dia em situação de Emergência, o Plano de Ação do Emergência (PAE) deverá ser acionado. O PAE é um documento de caráter preventivo e corretivo elaborado pela Statkraft, que estabelece as ações a serem realizadas para garantir a segurança e a proteção da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS), abaixo da barragem.

O Sistema de Alerta do PAE das usinas da Statkraft é o meio de comunicação pelo qual a população da ZAS será alertada, para que possa ir até o ponto de encontro mais próximo, se algum dia houver uma situação de emergência. É composto por sirenes instaladas nas regiões e o aplicativo Alerta Individual, além de placas de sinalização.

Importante: assim como as sirenes, o aplicativo Alerta Individual somente será utilizado em situações de possível risco de rompimento de barragem e não alertará sobre outras situações como o aumento do volume dos rios, que ocorre naturalmente em períodos de chuvas muito fortes e não é influenciado pela barragem. Para essas outras situações, o Plano de Contingência da Defesa Civil deverá ser acionado, fornecendo a devida orientação para a população.

Para entender melhor, assista aqui ao vídeo sobre o Sistema de Alarme. No aplicativo, coloque o login e senha da sua região, conforme tabela abaixo.



Quer saber qual é a atual situação da usina, e saber onde estão os pontos de encontro do Sistema de Alerta, acesse o link: Sistemas Construserv e faça seu login com os seguintes usuários e senhas (abaixo) para acessar a sua região.



Os testes das sirenes no Sudeste foram finalizados. Agradecemos a todos. As sirenes começam a ser testadas agora, em novembro, na Região Sul do Brasil:

  • PCHs Passos Maia e Santa Laura: 16 a 19 de novembro. Municípios: Passos Maia; Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Ouro Verde, em Santa Catarina

  • UHE Monjolinho: 22 a 26 de novembro. Municípios: Chapecó, Erval Grande, Faxinalzinho e Nonoai

QR Codes para baixar o aplicativo no seu celular

QR Code Android
Aproxime a câmera do seu celular do QR Code e baixe o APP

QR Code Android.png

QR Code iOS
Aproxime a câmera do seu celular do QR Code e baixe o APP

QR Code IOS.png

Usina Login Senha
PCH Francisco Gros franciscogros franciscogros
PCH Passos Maia passosmaia passosmaia
PCH Rio Bonito riobonito riobonito
PCH Santa Laura santalaura santalaura
PCH Santa Rosa II santarosa2 santarosa2
PCH São João saojoao saojoao
UHE Monjolinho monjolinho monjolinho
UHE Suíça suica suica