1° Edital de Sustentabilidade
1° Edital de Sustentabilidade da Statkraft Brasil – 2020/2021
No ano de 2020 a Statkraft selecionou iniciativas socioambientais de instituições localizadas em 11 municípios dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde a companhia possui ativos em operação. Com intuito de contribuir com a construção de uma sociedade mais equitativa, inclusiva e verde, foram selecionados projetos alinhados com as diretrizes corporativas da Statkraft, além de trabalhar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Projetos aprovados e apoiados pela Statkraft ao longo do ano de 2021:
“Pomeranos em Ação” – ACURBE
O projeto “Pomeranos em Ação”, da Associação Cultural e Recreativa de Belém, consiste na disseminação e fortalecimento de atividades artísticas e da preservação dos saberes locais no município de Santa Maria de Jetibá/ES. Por meio de ações de valorização da cultura pomerana, a iniciativa realizou ao longo do ano oficinas de artesanato, dança e instrumento musical. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades e técnicas manuais como bordados, pinturas, reaproveitamento de materiais e ponto cheio, além do aprendizado do instrumento concertina. Contou com uma equipe majoritariamente feminina, com mais de 60% das alunas e oficineiras sendo do gênero feminino. Isso possibilitou a criação de novas oportunidades e fontes de rendas para essas mulheres. Atualmente, o projeto beneficia cerca de 200 pessoas da região e busca seguir com a atuação forte e presente na cultura pomerana.
“Aprendendo a produzir Peixes e Camarões de Maneira Sustentável” – Acqua Jr.
O projeto “Aprendendo a produzir peixes e camarões de maneira sustentável”, liderado pela Acqua Júnior – Soluções em Aquicultura, ensina e divulga técnicas de manejo e criação de camarões e peixes de água doce para produtores e alunos de Alegre e Cachoeiro de Itapemirim/ES, visando o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região e de outros municípios espírito-santenses. Por saberem que a aquicultura é uma atividade tradicional na região sul do Espírito Santo, a iniciativa incentiva a aquicultura sustentável por meio da capacitação e divulgação de tecnologias necessárias para a realização da atividade através da produção e distribuição de cartilhas, cursos e reuniões sobre o tema.