Árvore na usina de Santa Laura na Região Sul do Brasil
Gestão Ambiental
A Statkraft Brasil é abrangente à legislação ambiental nas esferas federal, estadual e municipal nos seus negócios
Tais leis e regulamentos disciplinam, por exemplo, ao uso de recursos naturais, a reabilitação e restauração de áreas degradadas, o controle de emissões de poluentes, o tratamento de efluentes industriais, a utilização de produtos perigosos, além do acondicionamento, transporte e destinação final de resíduos sólidos.
No desenvolvimento das atividades, observamos toda a legislação ambiental aplicável, de acordo com os mais altos padrões de responsabilidade social e ambiental.
Implantação dos programas ambientais
Cada licença ambiental outorgada aos empreendimentos tem determinadas condicionantes. Tais condicionantes devem ser observadas pela empresa para a manutenção da validade de cada licença. Após o recebimento das licenças ambientais, a equipe inicia os procedimentos necessários para a implantação dos programas ambientais necessários para o cumprimento das referidas condicionantes.
Esses programas envolvem, entre outros:
(i) plantio de mudas nativas
(ii) monitoramento das condições ambientais (qualidade de água, avifauna, fauna terrestre, flora e peixes)
(iii) monitoramento e resgates arqueológicos
(iv) programas socioeconômicos (monitoramento da população atingida, remanejamentos, monitoramento das condições de infraestrutura dos municípios abrangidos pelos projetos, entre outros)
Licenciamento ambiental do portfólio da companhia
Cada projeto passa por uma análise individualizada, em conjunto com o órgão ambiental competente, acerca da profundidade dos estudos ambientais necessários para o seu licenciamento. Após essa etapa, inicia-se a contratação de empresas especializadas sob a coordenação da equipe de Meio Ambiente.
Compensações ambientais
Para os projetos licenciados por meio de EIA (Estudo de Impacto Ambiental) / RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), a legislação prevê a destinação de um percentual do investimento total, 0,5%, do projeto a Unidades de Conservação pertencentes aos SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
Para além do cumprimento da legislação ambiental, a Statkraft Brasil incorpora em suas atividades os seguintes princípios e práticas ambientais:
- Equipe própria de Meio Ambiente é envolvida desde a concepção dos projetos, oportunidade na qual avalia a viabilidade ambiental, os riscos e propõe melhorias ao projeto, de forma a torná-lo em linha com as melhores práticas ambientais
- A equipe técnica atua intensamente durante a implantação dos empreendimentos, com estudos e trabalhos de auditoria e, ainda, na qualificação de todas as empresas prestadoras de serviços, para garantir que as empresas contratadas terão uma política ambiental em linha com os princípios de preservação e prevenção de danos ao meio ambiente
- No que se refere às usinas em operação, mantém o compromisso constante de adequação à legislação ambiental, como forma de garantir a manutenção do licenciamento de todos os empreendimentos. Nesse sentido, mantém continuamente programas ambientais em seus empreendimentos, especialmente aqueles voltados a verificar as interferências com o ambiente local, para assegurar que qualquer modificação no meio seja prontamente perceptível e mitigada