Os mitos mais comuns sobre a energia solar...e por que eles não são verdadeiros
No Low Emissions Scenario, recentemente lançado pela Statkraft para 2050, a energia solar promete desempenhar um papel importante no fornecimento de energia do mundo. Isso se deve em grande parte ao rápido desenvolvimento tecnológico, aos custos declinantes e aos ganhos de eficiência de energia solar. Mas alguns, quando ouvem a palavra "solar", permanecem céticos.
Muito caro, não é suficientemente eficiente ou não funciona onde moro estão entre os argumentos “contra” esta fonte de energia verde.
Para chegar ao fundo desta questão, contamos com a ajuda do Gerente de Engenharia Solar da Statkraft, Paolo Pizzorni, que após 15 anos em energias renováveis (e centenas de MW de energia solar sob seu nome) está mais do que pronto para desbancá-los.
Estes são os três principais mitos sobre energia solar e por que eles simplesmente não são verdadeiros.
|
|
|
A energia solar é imparável, de acordo com o Low Emissions Scenario da Statkraft
Com estes mitos solares populares agora desbancados, é fácil ver porque o Low Emissions Scenario da Statkraft prevê um futuro tão brilhante para esta fonte de energia renovável. Já em 2022, a energia solar foi o principal contribuinte para o crescimento recorde das energias renováveis, com adições líquidas de quase 22 GW. Esta tendência continua em 2023 e, com ela, assistimos a um interesse crescente por investimentos em energia solar.
“Como dissemos no nosso relatório, a geração de energia a partir de painéis solares fotovoltaicos é uma tecnologia muito consolidada que, mesmo após décadas de utilização, ainda registra um rápido desenvolvimento tecnológico – tanto em termos de ganhos de eficiência como de redução de custos. Isso a torna pioneira global em nosso cenário, com expectativas de crescimento massivo por vir”, afirma Paolo.
Related articles
5 perguntas para Siri Todnem, Gerente de Projetos Hidrelétricos na barragem de Nesjø na Noruega
Nós conversamos com Siri Todnem, gerente de projetos para a reabilitação de uma das maiores barragens da Noruega, para um olhar mais próximo sobre a hidro.
Conheça a Siri aqui
e o Low Emissions Scenario da Statkraft fosse um quebra-cabeça, essas seriam as peças das quais precisaríamos
Como qualquer bom quebra-cabeça, esse é complexo. Para entendermos melhor, convidamos o analista sênior, Espen Bakken Waagø-Wiborg, para nos ajudar a montá-lo, analisando todas as onze peças necessárias para alcançarmos uma transição energética bem-sucedida.
Saiba mais aqui