Monitoramento da UHE Monjolinho no Rio Passo Fundo (RS)
2 de maio de 2024
A Statkraft, por meio do seu Centro de Operação do Sistema (COS), acompanha o cenário das fortes chuvas no Rio Grande do Sul e monitora suas usinas hidrelétricas 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real.
A Usina Hidrelétrica Monjolinho, localizada no Rio Passo Fundo, entre os municípios de Nonoai e Faxinalzinho (RS), encontra-se com sua condição estrutural normal, ou seja, a barragem está segura. No entanto, por conta da intensidade das chuvas registradas nos últimos dias, a usina está em situação hidrológica de atenção, o que significa que a quantidade de chuva elevou o nível do rio para uma situação que exige monitoramento constante.
A UHE Monjolinho é uma usina de soleira livre que opera a fio d'água. Isso significa que a usina não tem capacidade de acumulação de água das chuvas, ou seja, toda água que chega no reservatório deve sair. Com isso, a vazão do rio acompanha o aumento das chuvas.
A Statkraft está em contato permanente com os Sistemas de Proteção e Defesa Civil municipais, regionais e estaduais, para auxiliar com os dados hidrológicos e, caso necessário, acionar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem para garantir a segurança da população.
A empresa reforça ainda que suas barragens são monitoradas constantemente por inspeções visuais, manutenções rotineiras, instrumentos de controle, estações hidrometeorológicas, câmeras de vídeo, além de possuir toda sua documentação e procedimentos de segurança implantados e executados.