Países

Global flag icon
Global
Albania flag icon
Albania
Brazil flag icon
Brazil
Chile flag icon
Chile
Croatia flag icon
Croatia
Finland flag icon
Finland
France flag icon
France
Germany flag icon
Germany
India flag icon
India
Ireland flag icon
Ireland
Italy flag icon
Italy
Netherlands flag icon
Netherlands
Norway flag icon
Norway
Peru flag icon
Peru
Poland flag icon
Poland
Portugal flag icon
Portugal
Spain flag icon
Spain
Sweden flag icon
Sweden
Türkiye flag icon
Türkiye
United Kingdom flag icon
United Kingdom
United States flag icon
United States

Statkraft adquire espanhola Enerfín e aumenta seu portfólio renovável global

17 Nov, 2023

No Brasil, a operação, que vai incluir nove parques eólicos, permitirá que a Statkraft chegue a 2.0 GW, considerando as aquisições anunciadas, projetos em construção e empreendimentos em operação

A Statkraft, líder em energia hidrelétrica internacionalmente, e a maior geradora de energia renovável da Europa, fechou o acordo para aquisição da Enerfín, subsidiária renovável da espanhola Elecnor. A transação posiciona a Statkraft, no Brasil, como um dos maiores geradores de energia eólica. 

No Brasil, a Statkraft passará a administrar nove parques eólicos em operação, agregando 632 MW no seu portifólio. Os empreendimentos estão situados no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Em construção são 68 MW, localizados no Estado de Pernambuco. A transação inclui também um sólido portfólio de projetos em vários estágios de desenvolvimento. Com isto, após a integração, a Statkraft ultrapassará a marca de 2.0 GW em energia renovável. 

Para Fernando De Lapuerta, diretor presidente da Statkraft Brasil, a aquisição fortalece ainda mais os planos de expansão da empresa globalmente. “A transação confirma, mais uma vez, o nosso comprometimento com o mercado brasileiro. O país é estratégico para nós e planejamos continuar atuando para contribuir com uma matriz brasileira cada vez mais renovável. Este ano vem sendo muito positivo em aquisições e projetos em construção. Para 2024, um dos nossos focos principais será a integração das atividades da Enerfín com a nossa empresa”.   

O ano de 2023 foi marcado por importantes aquisições da Statkraft no Brasil, que, em agosto, assinou a compra de dois parques eólicos da EDP Renováveis, localizados no Rio Grande do Norte. Também foi anunciada, em setembro, a compra de 18,69% do capital da Statkraft Energias Renováveis (SKER), que pertencia à Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Ainda este ano, a Statkraft obteve a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de sete outorgas dos seus primeiros projetos solares na Bahia. Juntos, eles totalizam 228 MW de capacidade instalada e funcionarão em formato híbrido com os atuais Complexos Eólicos de Brotas de Macaúbas, Morro do Cruzeiro e Ventos de Santa Eugênia, este último o maior empreendimento da Statkraft fora da Europa. O Complexo Ventos de Santa Eugênia está em fase final de obras, mas já iniciou a operação comercial de dois parques eólicos (VSE 2 e VSE 7), após aprovação da Aneel, no fim de 2022.