Morro do Cruzeiro, novo parque eólico da Statkraft, avança na concretagem das fundações dos aerogeradores
Metade das fundações do parque eólico já passaram pela fase, considerada a última da construção dos elementos estruturais das obras civis
Maio de 2023
A Statkraft, empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa, avança na primeira etapa da construção do parque eólico Morro do Cruzeiro, localizado na Bahia.
A empresa completou 50% da concretagem das fundações dos aerogeradores do projeto. Cada fundação utiliza 47 toneladas de aço e 380m³ de concreto.
Segundo Guilherme Melo, Diretor de Projetos em Construção, o marco de início das concretagens é de grande importância no cronograma do projeto. "Para se chegar nesta etapa, foi necessário realizar um grande esforço nas etapas anteriores, tais como: detonações, terraplenagem, grandes cortes e aterros, escavações, análise e aprovação de projetos executivos e relacionamentos com a comunidade", destaca.
Além da concretagem, Statkraft está trabalhando ainda na finalização dos acessos e plataformas para recebimento dos grandes componentes dos aerogeradores.
A empresa norueguesa também está finalizando o seu maior empreendimento fora da Europa: o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia, região Nordeste do país. A produção de energia renovável do Complexo deve atingir 2.300 Giga Watt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. Com área abrangente totalizando 489,18 hectares, o Complexo contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada, e gerará quase 2 mil
empregos diretos e indiretos. Apesar da finalização da obra, o complexo, que teve investimento de R$ 2,8 bilhões, já está parcialmente em operação comercial, após aprovação da Aneel, agência reguladora, no início do ano.
Sobre Morro do Cruzeiro
Morro do Cruzeiro é um projeto eólico greenfield e é uma ampliação do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, ativo da Statkraft em operação, localizado na Bahia. A ampliação será composta por 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, o projeto vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.
A construção do parque eólico faz parte da estratégia de crescimento do Brasil.