Defesas Civis, em parceria com a Statkraft, promovem simulado de evacuação na PCH Santa Laura, em Santa Catarina
Treinamento serviu para alinhar procedimentos e ações entre órgãos públicos, companhia e população local, em eventual caso de emergência com a estrutura da barragem
30/09/2022
Aconteceu no dia 29 de setembro, quinta-feira, o Simulado de Evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) na PCH Santa Laura, promovido pelas Defesas Civis municipais de Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Ouro Verde e Defesa Civil regional de Xanxerê em parceria com a Statkraft. A PCH é localizada entre Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Ouro Verde, municípios do oeste catarinense, cujo objetivo foi de treinar a população local situada na Zona de Autossalvamento (ZAS), região abaixo da barragem.
A ação está em conformidade com a Lei 12.334/2010, alterada pela Lei 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, e é implementada de acordo com os rigorosos padrões de segurança instituídos pela Statkraft em conjunto com os Sistemas de Proteção e Defesa Civil Municipais, da Defesa Civil Regional de Xanxerê e da Defesa Civil Estadual de Santa Catarina.
O Plano de Ação de Emergência das barragens da Statkraft, contempla diversas iniciativas: Workshop de Treinamento de Segurança de Barragens com as Defesas Civis locais e regional, cadastro da população da Zona de Autossalvamento (ZAS), instalação de sistemas de alerta e placas de pontos de encontro, implantação do aplicativo de Alerta Individual que permite a localização em hora real de todos os pontos de encontro para a comunidade local da ZAS, além de simulados de mesa e de evacuação.
De acordo com Marcela Jeiss, gerente de Segurança de Barragens da Statkraft Brasil, possíveis situações de emergências com a estrutura da barragem podem requerer uma atuação imediata, organizada e conjunta entre as partes envolvidas.
A Statkraft ressalta que o simulado é um procedimento padrão de segurança e que a PCH Santa Laura se encontra em condições normais de operação, sendo, como todos os ativos da empresa, acompanhada 24 horas por dia, sete dias por semana, por equipe especializada, que realiza monitoramento por câmeras de vídeo e pelo Centro de Operações da empresa. “A usina está em situação normal de operação e não apresenta risco de rompimento de barragem”, declara Marcela Jeiss.
Sempre pautada pelos valores de segurança e respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente, a Statkraft reforça que mantém contato frequente com órgãos competentes, trabalhando em parceria para o fortalecimento de ações que contribuam para segurança de todos.
“Contribuir para um mundo mais verde, ao prover energia pura e pautada pelos valores de respeito à vida são os objetivos da companhia”, enfatiza Thiago Tomazzoli, diretor de Operação & Manutenção da Statkraft Brasil.
O simulado ganhou destaque na mídia local, tenho repercutido em sites e veículos de imprensa, como o jornal Canal Ideal. Assista a matéria abaixo: