Países

Global flag icon
Global
Albania flag icon
Albania
Brazil flag icon
Brazil
Chile flag icon
Chile
Croatia flag icon
Croatia
Finland flag icon
Finland
France flag icon
France
Germany flag icon
Germany
India flag icon
India
Ireland flag icon
Ireland
Italy flag icon
Italy
Netherlands flag icon
Netherlands
Norway flag icon
Norway
Peru flag icon
Peru
Poland flag icon
Poland
Portugal flag icon
Portugal
Spain flag icon
Spain
Sweden flag icon
Sweden
Türkiye flag icon
Türkiye
United Kingdom flag icon
United Kingdom
United States flag icon
United States

Birgitte Ringstad Vartdal é nomeada Presidente e CEO da Statkraft

18 Mar, 2024

O conselho da Statkraft nomeou Birgitte Ringstad Vartdal como a nova CEO da empresa nesta segunda-feira, 18 de março. Ela já atuava na empresa como vice-presidente executiva e sucederá Christian Rynning-Tønnesen, que decidiu deixar o cargo após 14 anos

O conselho da Statkraft conduziu um processo de recrutamento minucioso com candidatos internos e externos. Vartdal assumirá sua nova função como CEO em 1º de abril de 2024. 

"O conselho está muito satisfeito que Birgitte aceitou o cargo de CEO da Statkraft. Birgitte tem uma experiência ampla e relevante como vice-presidente executivo da Statkraft e como CEO e CFO da empresa de navegação Golden Ocean. É uma líder muito capaz e assertiva, com as qualidades necessárias para liderar uma grande empresa internacional. Consideramos um sinal de força a nomeação de uma nova CEO que já trabalhava na empresa e entende muito bem a nossa organização e nossos principais stakeholders", diz Alexandra Bech Gjørv, presidente do Conselho de Administração da Statkraft.

Nos últimos dois anos, Vartdal liderou a maior área de negócios da Statkraft, a Nordics. Antes disso, ela foi chefe da área de negócios European Wind and Solar, supervisionando o desenvolvimento de energia eólica e solar na Europa, novos negócios, compras em grupo e entrega de projetos. Vartdal, nascida em 1977, é licenciada (MSc) em Física e Matemática pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e Mestre em Ciências (MSc) em Matemática Financeira pela Herriot Watt University, na Escócia. Ela já foi membro do conselho da Yara e da Mowi e membro da assembleia corporativa da Equinor. Atualmente, ela faz parte do conselho da Renewable Norway e de várias subsidiárias da Statkraft. 

"Estou muito feliz por receber a responsabilidade de liderar a Statkraft e nossos mais de 6.000 colaboradores que trabalham todos os dias para renovar a energia que impulsiona o mundo. A Statkraft é uma empresa importante na transição energética do nosso país sede, Europa e do mundo, e tenho orgulho de fazer parte dessa jornada. Continuaremos a contribuir como o maior produtor de energia da Noruega e a ser um importante parceiro do setor, oferecendo energia verde estável a preços competitivos nos mercados em que operamos", diz Birgitte Ringstad Vartdal, a nova CEO da Statkraft AS. 

A Statkraft é responsável por um terço da produção de energia da Noruega e é o maior produtor de energia renovável da Europa. A empresa também tem operações significativas na América do Sul e na Índia.  No Brasil, com aquisições recentes e novos projetos, a empresa está se posicionando como uma das dez maiores do país. A companhia tem uma das principais operações do mercado de energia na Europa e investe constantemente em novas tecnologias verdes.

"A Statkraft está bem posicionada e tem grandes oportunidades para contribuir para a transição verde e criar empregos verdes na Noruega e internacionalmente. As alterações climáticas e a necessidade de segurança energética aumentam a procura de energias renováveis, enquanto o desenvolvimento tecnológico e a escala reduzem os custos. Isso oferece oportunidades para um crescimento forte e lucrativo contínuo, desde que continuemos a trabalhar da forma mais eficiente, segura e sustentável possível", diz Vartdal. 

Legado de Christian Rynning-Tønnesen 

"Quero parabenizar a diretoria pela indicação da Birgitte como nova CEO. Ela tem uma formação relevante e conhece muito bem a organização e o negócio. A Birgitte é estratégica, analítica e capaz de engajar a organização. Ela tem uma personalidade realista que, de muitas maneiras, incorpora os valores da Statkraft: agir com responsabilidade, fazer a diferença e crescer juntos", diz Christian Rynning-Tønnesen da Statkraft. 

Rynning-Tønnesen atuou na Statkraft entre 1992 e 2005 e retornou à empresa como CEO em 2010, depois de atuar como CEO da Norske Skog. Sob sua liderança, a receita da Statkraft aumentou de 29 bilhões de coroas em 2010 para 124 bilhões de coroas em 2023 e, nos últimos cinco anos, entregou um retorno médio ao seu proprietário, o Estado norueguês, de 26% ao ano. 

"Quero agradecer a Christian por sua liderança e contribuições significativas para a Statkraft. Há poucos líderes na Noruega que podem olhar para trás no mesmo nível de criação de valor e desenvolvimento em uma empresa tão grande. Sob a liderança de Christian, a Statkraft também se posicionou para participar do crescimento adicional dentro da energia renovável. Além disso, ele garantiu que havia fortes candidatos para assumir como CEO, o que nos levou ao melhor candidato em Birgitte", diz Bech Gjørv.

Presente em 21 países, a empresa possui um portfólio de mais de 400 projetos renováveis que estão sendo desenvolvidos nos próximos anos. No final do ano de 2023, a Statkraft tinha um valor estimado de 388 bilhões de coroas norueguesas, tornando-se a segunda empresa norueguesa mais valiosa da Noruega.

Sobre a Statkraft

Com mais de 6 mil funcionários em mais de 20 países, a Statkraft é uma das líderes em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. 

Com ações pautadas pela ética e transparência, a empresa tem sua sede localizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 26 ativos de geração renovável no Brasil. Em novembro de 2023, a Statkraft assinou a compra da Enerfín, subsidiária renovável da espanhola Elecnor, que inclui nove parques eólicos em operação nos estados do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Dessa forma, a empresa tornou-se uma das maiores geradoras de energia eólica do Brasil, ultrapassando a marca de 2.2 GW de capacidade instalada, entre aquisições, construções e operações no país. 

A empresa é pioneira em oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil, certificando, por meio do I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), a origem da produção de sua energia, o que garante que a operação é sustentável.