Países

Global flag icon
Global
Albania flag icon
Albania
Brazil flag icon
Brazil
Chile flag icon
Chile
Croatia flag icon
Croatia
Finland flag icon
Finland
France flag icon
France
Germany flag icon
Germany
India flag icon
India
Ireland flag icon
Ireland
Italy flag icon
Italy
Netherlands flag icon
Netherlands
Norway flag icon
Norway
Peru flag icon
Peru
Poland flag icon
Poland
Portugal flag icon
Portugal
Spain flag icon
Spain
Sweden flag icon
Sweden
Türkiye flag icon
Türkiye
United Kingdom flag icon
United Kingdom
United States flag icon
United States

Statkraft reforça informações corretas sobre o seu empreendimento Santa Eugênia Solar

20 Aug, 2024

Brasil, 20 de agosto de 2024: Após tomar conhecimento de que informações inverídicas estão sendo divulgadas sobre o projeto Santa Eugênia Solar, a Statkraft esclarece que:

  • Ao contrário dos 1.500 hectares citados, o projeto ocupa uma área bem menor, de 454 hectares.
  • O projeto irá conter 282.240 placas solares, e não 1.370.000, como divulgado.
  • Sobre a área ocupada, o projeto possui 0,14 hectares de sobreposição com área de preservação permanente (APP). Dessa forma, 99,97% do projeto está fora de APP.
  • A supressão vegetal ocorrerá pontualmente, com planejamento racional, sendo as áreas de estruturas temporárias totalmente recuperadas posteriormente. A área destinada à instalação das placas solares é de 454 hectares (aproximadamente 455 campos de futebol), bem inferior aos 2.243 campos de futebol de supressão vegetal que estão sendo incorretamente divulgados.
  • Diferentemente das informações divulgadas, não há interferência direta em comunidades quilombolas, sítios arqueológicos, pinturas rupestres ou cavernas.

Vale destacar que o licenciamento ambiental do projeto solar seguiu de forma ética, transparente, cumprindo rigorosamente a legislação e normas técnicas brasileiras. A definição da localização e da área do Santa Eugênia Solar é resultado de um robusto estudo, apresentado e aprovado por órgãos competentes. 

O projeto foi cuidadosamente planejado com base na análise de uma série de fatores, entre eles a viabilidade técnica, as questões regulatórias, a proximidade com o Parque Eólico, fazendo com que os mesmos acessos e a mesma linha de transmissão sejam utilizados, reduzindo assim impactos no local.

Já com os alvarás de construção dos municípios de Uibaí e Ibipeba emitidos, o projeto Santa Eugênia Solar irá gerar até 700 empregos durante o pico da obra, sendo priorizada a contratação de mão de obra local.

A empresa segue aberta ao diálogo e reforça seu compromisso com as pessoas, com o meio ambiente e com as comunidades onde atua.