Ações PCH Santa Rosa

Desenvolvemos inúmeros projetos com o intuito de recuperar, manter e preservar a qualidade ambiental das áreas diretamente ligadas com o empreendimento.

Estas ações envolvem mais de 12 programas ambientais, especialmente relacionados com atividades de reflorestamento e plantio de mais de 130.000 espécies de plantas nativas. Atualmente mantemos programas de monitoramento da qualidade da água, permitindo-nos monitorar a real influência do empreendimento na qualidade da água do ecossistema, além de outros programas ambientais que continuam sendo desenvolvidos ao longo da operação da Usina. Entre eles destacam-se:

- Programa de Monitoramento Limnológico e da Qualidade da Água: Avaliando os resultados laboratoriais obtidos nas unidades amostrais monitoradas durante as campanhas, pode - se constatar que o rio Grande apresenta condições boas de qualidade da água. A grande maioria dos parâmetros analisados, estiveram dentro dos limites estabelecidos pelo CONAMA 357/05 para rios classe 2 em todos os pontos de coleta. As campanhas são realizadas com a freqüência trimestral.

- Plano para Recomposição Florestal da Área de Preservação Permanente situada na Alça de Vazão Reduzida da PCH Santa Rosa: atividade esta que tem por objetivo promover a recuperação da mata ciliar ao longo do trecho da alça de vazão reduzida, para tanto são realizadas ações de conscientização e educação ambiental com a população local e junto as escolas de municípios circunvizinhos ao empreendimento.

- Programa de Monitoramento e Controle de Proliferação de Macrófitas no Reservatório: este programa compreende o monitoramento de macrófitas, realizada duas vezes por ano, nos períodos de cheia e sec- Programa de Monitoramento da Ictiofauna: neste programa além do monitoramento da comunidade de peixes, são realizadas outras ações, tais como: monitoramento ecológico (peixes como indicadores de integridade ambiental), monitoramento da pesca, plano de pscicultura e monitoramento de metais pesados.