Ações PCH Santa Laura

A PCH Santa Laura localizada no rio Chapecozinho, na divisa entre os municípios de Faxinal dos Guedes e Ouro Verde, ambos no estado de Santa Catarina, está em operação desde o ano de 2007. Na área ambiental, contamos com o desenvolvimento de 14 programas ambientais e ações que continuam sendo desenvolvidas durante estes quatros anos de operação.

Entre as ações ambientais, destacam-se as seguintes atividades:

Programa de Proteção das Margens e Recuperação de Áreas Degradadas: com o intuito de recuperar as áreas atingidas pela implantação da PCH Santa Laura, e visando à proteção aos solos e mananciais hídricos contra os processos erosivos e de assoreamento, a Santa Laura S. A. vem efetuando através de monitoramento e acompanhamento do plantio de mudas a restauração destas áreas, poucas são as áreas que ainda restam para serem restauradas.

- Programa Limnológico e da Qualidade da Água: a fim de prevenir alterações na composição das águas do rio Chapecozinho causadas pela operação da PCH Santa Laura, estamos desenvolvendo o monitoramento da qualidade da água, programa este que permanecerá por toda vida útil do empreendimento. São realizadas campanhas trimestrais, além de campanhas de balneabilidade para verificar a qualidade da água nas áreas de lazer doadas pela Santa Laura S. A.

- Programa de Monitoramento da Fauna: este programa tem por objetivo verificar a diversidade de espécies pertencentes a diferentes grupos taxonômicos da área de influência direta e indireta da PCH Santa Laura, avaliando as modificações ocorrentes na composição e dinâmica faunística. Até o momento já foram realizadas dez campanhas de amostragem sazonal no período pós enchimento do reservatório.

- Programa de Educação Ambiental, Apoio Comunitário e Comunicação Social: a Santa Laura S.A. permanece realizando as atividades de Educação Ambiental com os alunos das escolas dos municípios da região, por meio de visitas técnicas em os estudantes conhecem os programas ambientais desenvolvidos pela empresa.

- Programa de Monitoramento e Restauração da Faixa de Preservação Permanente: até o momento foi executado o plantio de 60 mil mudas nativas de espécies ocorrentes na região, além do plantio são desenvolvidas também atividades de monitoramento que implicam e ações de curto prazo, como combate às formigas cortadeiras, roçada, replantio, coroamento, irrigação, inspeção fitossanitária e outras que dizem respeito ao monitoramento de mudas.

- Prêmio Socioambiental: A PCH Santa Laura recebeu o Prêmio Fritz Müller por dois anos consecutivos (2007 e 2008), nas categorias Energia e Recuperação de Áreas Degradadas.