Ações PCH Esmeralda

A PCH Esmeralda localizada no rio Bernardo José, entre os municípios de Barracão e Pinhal da Serra, foi o primeiro empreendimento a entrar em operação. Várias são as ações ambientais que ainda apresentam continuidade, entre elas destacam-se o monitoramento da ictiofauna, reflorestamento, monitoramento de rupícolas, limpeza e roçada e manejo de espécies exóticas, entre outras.

- Restauração de áreas degradadas: tem por objetivo atender as necessidades de recomposição das áreas afetadas antigamente pelo canteiro de obras, bem como a restauração de áreas secundárias, tais como de reflorestamento de Pinus, capoeiras, antigos cultivos e pastagens, este programa também visa auxiliar no combate à erosão ao longo da área de implantação do empreendimento e reduzir a descontinuidade de habitats em áreas específicas determinadas para a preservação ambiental, concomitantemente serão desenvolvidas ações de inviabilização da colonização de espécies exóticas, outra hora existentes.

- Limpeza e controle dos processos erosivos e manutenção de mudas: também são realizadas ações de regularização e limpeza dos acessos, com a realização de operações tapa-buraco, limpeza das valas de drenagens e roçadas nas bordas do mesmo, na medida que a roçada vai avançando é possível ver as mudas plantadas.

- Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais: são realizadas campanhas semestrais de avaliação da qualidade da água em três pontos de referência, nas campanhas são monitorados a presença de resíduos e despejos sólidos e líquidos, floração e algas, odor e coloração.

- Monitoramento da ictiofauna: são realizadas campanhas semestrais, em três pontos distribuídos ao longo do reservatório da PCH Esmeralda, nesta ação são analisados quali e quantitativamente os indivíduos, objetivando gerar conhecimentos a respeito da riqueza e distribuição da comunidade íctica.