Statkraft é a primeira empresa registrada para fornecer I-RECs no Brasil

01.09.2016 16:52 | comunicado de imprensa

Statkraft, a maior geradora de Energia renovável da Europa, oferece para o mercado brasileiro, energia renovável certificada pelo International Renewable Energy Certificates (I-RECs). Os primeiros I-RECs no Brasil serão produzidos pelo parque eólico Macaúbas na Bahia.

Statkraft oferece Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) para clientes com operações no Brasil, e também oferece suporte para geradores de energias renováveis buscarem este novo padrão de certificação. Os primeiros MW certificados a serem emitidos no Brasil serão produzidos pela EOL Macaúbas, parque eólico controlado pela Statkraft e também de propriedade da FUNCEF. Localizado na Bahia, o parque tem 35 MW de capacidade instalada, entrou em operação em julho de 2012 e em 2015 teve produção de 140 GWh.


“Apoiamos o Instituto Totum em se tornar o primeiro certificador local de I-RECs e na implementação deste mercado”, segundo Kleber Costa, Head of International Markets Brazil pela Statkraft. “Além de trabalhar com os ativos próprios de geração do Grupo Statkraft, nosso escopo e objetivos são também apoiar e trabalhar com outros geradores de energia renovável no Brasil para que obtenham a certificação de seus ativos e a comercializar seus certificados”.


“Estamos felizes em ser os pioneiros em I-RECs no Brasil e orgulhosos em ser o primeiro gerador a registrar um ativo neste novo mecanismo. I-RECs fornecerá mais um suporte para a geração renovável no Brasil e ajudará a promover o desenvolvimento de nova capacidade instalada no sistema”, diz Fernando de Lapuerta, CEO da Statkraft no Brasil.


Esta não é a primeira vez que a Statkraft apoia o desenvolvimento de certificados renováveis, tendo iniciado no mercado europeu há 15 anos. “Estamos oferecendo I-RECs em outros países e estamos felizes em incluir o Brasil neste mercado. Nossos clientes estão cada vez mais interessados em entender a origem de sua energia elétrica. Um grande exemplo desta tendência é o RE100, um grupo de grandes empresas, comprometidas com consumo 100% renovável.” Diz Abderrahman Kasmi, Senior Originator da Statkraft’s Global Environmental Markets.


I-REC é um padrão para o rastreamento de energia elétrica que suporta as empresas a documentarem a origem da energia renovável consumida onde o mercado de RECs não esteja estabelecido. Todo I-REC é equivalente a 1 megawatt hora produzido por fonte renovável. O Instituto Totum é o certificador local no Brasil, responsável pela verificação da geração e emissão dos RECs.